sábado, 3 de dezembro de 2011

O Monge e o Executivo



O livro o Monge e o Executivo do autor James C. Hunter, trata sobre a essência da liderança, o livro narra à história de John Daily, um gerente geral bem sucedido de uma importante indústria.

John é casado com Rachel, em um relacionamento de dezoito anos, contudo sua vida começa a apresentar problemas tanto no âmbito pessoal como profissional.

Ele se vê com dificuldades em seu emprego, passando a ser cobrado por seus superiores que davam a entender que se tratava de um problema gerencial.

Começa a ter dificuldades de relacionamentos com sua esposa Rachel e com seus filhos, sua vida começa a se desestruturar.

Rachel sugere que John procure o Pastor de sua igreja para conversar a respeito da situação que estão passando, então o Pastor recomenda que ele participe de um retiro em um mosteiro.

John sente-se relutante em seguir a sugestão do Pastor, contudo a revelação de que um dos frades deste mosteiro da Ordem de São Bento se tratava de Leonard Hoffman, que fora um grande executivo, que havia abandonado sua brilhante carreira para ser um monge, chamou a atenção de John, além de no fundo temer que Rachel o deixasse.

Embora relutante John decide ir ao retiro e lá são discutidas quais as qualidades de um bom líder, é tratada a diferença entre liderança com autoridade e poder.

São tratadas questões como influência e habilidade, demonstrando que a habilidade pode ser desenvolvida, contudo a influência necessita de confiança.

Durante a discussão vemos qual é a definição de ouvir, o que vem a ser um bom ouvinte e a importância do desenvolvimento desta habilidade.

No desenrolar da história é levantada a questão da pró-atividade, são discutidos paradigmas nas organizações.

São levantadas questões importantes para as organizações e para o desenvolvimento de um bom líder sendo também inseridas no conteúdo do livro diversas frases de impacto, questões e frases como estas:

Como são tratados seus clientes?

Quais são as características fundamentais das pessoas vencedoras?

E frases de impacto:
“Não tomar uma decisão já é uma decisão, não fazer uma escolha já é uma escolha.” Kierkegaard.

Juntos com John e todos os demais participantes deste retiro, é apresentado à essência da liderança, o que é ser um bom líder, importantes lições que podem ser aplicadas na vida profissional e pessoal.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quem Mexeu no Meu Queijo



O livro Quem Mexeu no Meu Queijo do Autor Spencer Johnson, traz através de uma metáfora uma verdadeira lição para ser lembrada por toda a vida.

A forma como é apresentado à narrativa deste livro é muito interessante, uma vez que o autor inseriu esta história dentro de outra história, o livro se inicia com uma reunião entre colegas de turma que começam a contar sobre as mudanças que ocorreram em suas vidas e um destes colegas introduz esta metáfora.

O queijo se trata do que queremos, do que nos faz felizes, seja um bom emprego, uma boa casa, dinheiro, a felicidade familiar, qualquer outro desejo ou necessidade.

Da mesma forma o labirinto onde se desenvolve a maior parte da história, representa o local onde estamos inseridos, seja nossa casa, o trabalho ou até mesmo a faculdade.

Através de quatro personagens, sendo dois ratos chamados Sniff e Scurry que viviam em um labirinto juntamente com dois duendes Hem e Haw igualmente pequenos, somos convidados a mergulhar neste labirinto, onde todos os dias eles saem à procura de seu queijo.

Em principio esta parece ser uma história infantil, mas na verdade este livro trata de mudança, a importância da necessidade de perceber as mudanças e como se adaptar a elas.

Sniff e Scurry no desenrolar da história, reagem às mudanças de forma mais instintiva.

Já os duendes têm o comportamento muito parecido com o da maioria das pessoas, que muitas vezes ficam acomodados, embora cada um deles tenha personalidades distintas.

Mas o que você faria se o seu queijo sumisse de repente?

A vida às vezes traz mudanças inesperadas ou até mesmo previsíveis, mas não estávamos atentos o suficiente para perceber o que esta acontecendo.

Kenneth Blanchard, Ph.D. diz no prefácio do livro “Acredite ou não, esta curta história tem salvado carreiras, casamentos e vidas!”.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Caçador de Pipas




Dos livros que tive a oportunidade de ler o Caçador de Pipas do autor Khaled Hosseini sem dúvida é uma leitura muito emocionante, onde nos deparamos com questões como diferenças sociais, amizade, traição, dentre outras facetas inerentes ao comportamento humano.

Dentre os personagens, temos Amir e Hassan, enquanto Amir era filho de um homem rico e respeitado entre o povo do Afeganistão. Hassan era o filho do empregado da casa de Amir.

Hassan é um amigo fiel e durante várias vezes faz de tudo para proteger Amir, como vemos em uma parte do livro onde ele faz o possível para conseguir pegar uma pipa, resultado de uma competição para entregar para Amir, que levaria a seu pai como um troféu.

Nesta mesma parte Hassan se depara com um inimigo, Amir consegue ver a cena, mas não faz nada para protegê-lo, resultando em uma situação extremamente desagradável para Hassan, que pode ser acompanhado no livro (não vou contar toda história).

Podemos entender melhor o contexto histórico do país que vivia um momento de paz e como o mesmo foi afetado após a invasão soviética, também sendo abordadas as questões étnicas.
Os anos passam no desenrolar da história, contudo é necessário um acerto com o passado.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Mundo de Sofia - Romance da História Da Filosofia



Neste primeiro post quero falar de um dos livros que mais me chamaram a atenção, estou falando sobre O Mundo de Sofia, um livro de Jostein Gaarder.

Este livro conta a historia de Sofia Amundensen, uma garota de quatorze anos que vive na Noruega, na história Sofia começa a receber cartas anônimas com questões filosóficas que fazem Sofia refletir sobre questões elementares da Filosofia, questões como “Quem é Você?”, “De onde vem o Mundo?” dentre outras questões.

Com o desenrolar do livro vamos conhecendo melhor Sofia e junto com ela vamos apreendendo sobre os filósofos e seus ideais filosóficos.

Dentro do enredo temos a oportunidade de conhecer de forma didática desde os pré-socráticos aos pós-modernos, junto com Sofia vemos os projetos filosóficos de Sócrates, Aristóteles, Platão, chegando até a atualidade.

Todo este processo se passa de uma forma tão bem disposta, que sentimos vontade de virar a próxima página para descobrimos os mistérios da narrativa desta excelente história.

Li este livro algumas vezes, sendo que a cada leitura você aprende mais, é um livro dinâmico que muda cada vez que você lê, uma vez que a cada leitura aprendemos algo novo.