sábado, 14 de julho de 2012

Coleção Vaga-Lume



É bem provável que você já tenha tido contato com algum livro da coleção Vaga-Lume da Editora Ática, fato que estes livros marcaram a infância e juventude de muita gente.


Muitos títulos dos mais variados temas, alguns que seus professores pediram para ler como parte de um trabalho escolar, outros que você procurou na biblioteca.


Tive a oportunidade de ler muitos destes livros e fazer uma viagem muito gratificante em mundos de aventura, suspense, mistérios e descobertas.


São tantos títulos que é difícil fazer uma lista, mas posso citar alguns que tive o prazer de conhecer, tais como: O Mistério dos Morros Dourados, O Escaravelho do Diabo, A Ilha Perdida e Coração de Onça.


É possível que muitas pessoas ainda tenham em suas estantes ou guardado naquela caixa esquecida algum livro desta coleção, se este for o caso seria muito bom dar a oportunidade para mais alguém aproveitar estas histórias, o que acha?

Caso você ainda não conheça algum livro desta coleção, queira ler novamente aquele  livro especial ou mesmo conhecer novas histórias, você tem a opção de procurá-lo na biblioteca publica de sua cidade.


Só de escrever esta postagem deu aquele sentimento de nostalgia. E você tem alguma lembrança desta coleção?

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Prazer da Leitura

Hoje vou falar um pouco das vantagens em se manter o habito da leitura, embora isto já seja de conhecimento de muita gente, é comum não darmos a devida importância para a leitura.


Desde pequeno fui um apaixonado por ler, esta paixão aumentou quando tive acesso ao Centro Cultural Campo Limpo Paulista, cidade onde morei por muito tempo, esta biblioteca também era conhecida como Biblioteca da Krupp, preciso fazer uma visita um dia destes.


Pude notar desde cedo os ganhos que esta atividade proporciona, com a leitura se melhora o vocabulário, a forma de se expressar, e nada como exercitar a imaginação e mergulhar em mundos mágicos.


Assistir um filme comendo uma pipoca é tudo de bom, mas quando fazemos apenas esta atividade, tudo vem pronto e não damos oportunidade de nosso cérebro se exercitar, criar as características do personagem, do local, se imaginar sentindo o aroma descrito no livro, as vozes, e o som do ambiente, tudo isso em sua mente.


A vontade de querer virar a próxima página é um sentimento gratificante, a leitura poder ser feita em diversos lugares, pode-se aproveitar, por exemplo, aquela espera chata no ônibus para ir ao trabalho para se dedicar a leitura ou quem sabe aqueles dias que não tem nada na TV, mas o ideal é você reservar o seu tempo dedicado a leitura.


Uma dica super legal é você se tornar sócio da biblioteca publica de sua cidade, você ganhará acesso a um acervo de informação, conhecimento e diversão praticamente inesgotável.


E poderá depois comprar aquele livro especial para manter em sua estante, sempre disponível para consulta.